Pichau Informática: É confiável para comprar PC Gamer?

Minha experiência com a loja não foi boa, mas também não foi ruim; Preço bom e demora na entrega são destaques.

Publicado em

Pichau Informática é muito conhecida pelo público gamer, principalmente por aqueles que conhecem, no mínimo, o básico de computadores, peças e periféricos.

Encontramos muito material sobre a Pichau na internet, em especial reclamações. Porém como eu acredito fielmente na teoria de que as pessoas só fazem análises quando suas experiências são ruins, vou escrever esse artigo relatando exatamente o que aconteceu comigo, ou seja: os pontos positivos e negativos.

Comprei um PC Gamer na Pichau (FX-6300, R9 270x, 8GB RAM) sabendo que poderia acontecer de tudo, afinal é uma compra pela internet. Ocorreram pequenos problemas que no final não comprometeram muita coisa, mas que poderiam ser evitados.

Meu objetivo com esse artigo não é queimar a imagem ou fazer propaganda da loja. Quero apenas promover a minha experiência com a Pichau e expor a minha opinião, para que no final você possa tirar suas próprias conclusões.

Comprar na Pichau é muito fácil

Esse já é um ponto bem positivo. Além disso, os preços são muito bons, um dos melhores do mercado de informática no Brasil, o que acaba atraindo muitas pessoas. Eu fui uma delas.

Basta criar uma conta, digitar algumas informações, selecionar os produtos e finalizar a compra. Entretanto, todo mundo fica muito ansioso com a chegada da sua compra. Na maioria dos sites, para compras nos valores de um PC Gamer, via cartão de crédito, o processo de aprovação do pagamento demora em média 2 dias corridos.

A Pichau oferece a opção de comprar pelo PayPal. Minha dica é: utilize esse meio, uma vez que a aprovação do pagamento é imediata.

Etapas de produção do PC

Após o banco aceitar a transação, o painel do cliente passou a exibir uma sequência de etapas nas quais o meu computador iria passar. Irei detalhar cada uma para vocês.

Análise

Dependendo como você paga o computador (boleto ou cartão), essa fase passa rápido. No meu caso o pedido foi analisado, aprovado e enviado para parte de produção em 1 dia.

Produção

Essa etapa é extremamente demorada, pelo menos para quem comprar um computador selecionando peça por peça. São incríveis 8 dias de montagem. Isso mesmo, OITO DIAS.

Entrei em contato com a Pichau sobre todo esse tempo e eles me responderam o seguinte: “O tempo necessário para montar um PC Gamer é de 8 dias.” Eu acho que dá pra montar em bem menos tempo, mas eles devem ter uma demanda grande.

Segundo eles, existe todo um processo no qual o PC passa 2 dias por uma bateria de testes de benchmark. Depois disso, um certificado de qualidade do seu computador é enviado junto com a sua máquina. Pelo menos você poderá coloca-lo num quadro e deixar ao lado do seu gabinete. Não que isso fará muita diferença quando o Windows travar futuramente.

Francamente, acredito que eles deixam para enviar todos os computadores no tempo limite ou montam tudo no 8º dia. De qualquer maneira, se você não quiser esperar, eles desenvolveram uma linha de computadores para pronta-entrega.

Por dentro da Pichau

Entrei em contato com o suporte varias vezes durante a produção (fui meio chato), pois acreditei que 8 dias eram necessários apenas por segurança, caso alguma peça apresentasse defeito e tivesse que ser trocada. Entretanto, no 8º dia de produção eu entrei em contato mais uma vez. O atendente disse-me que se não ocorresse nenhum problema com as peças o computador seria enviado no 9º dia. Isso destruiu a minha teoria, pois se acontecesse algum problema, o tempo de 8 dias úteis, que já é longo, iria se prolongar.

Expedição

No 9º dia, verifiquei o painel da Pichau e o status do computador tinha sido alterado para Expedição. Muita felicidade, pois agora nenhum erro poderia acontecer, pelo menos não com as peças. Só dependeria do Correios.

Esse status significa que o seu computador já estava embalado e pronto para o envio, mas ainda não despachado.

Envio

O código de rastreamento foi enviado para o meu e-mail somente no 10º dia, pois o computador foi postado após o tempo limite da agência. Resumindo: só seria iniciado o processo de entrega no próximo dia útil (isso toda loja faz, não entendo o porque).

Enfim, apenas aguardei o computador chegar na minha casa (PAC é uma tortura, use SEDEX). O computador chegou dia 25 de maio na minha casa (compra feita dia 02 de maio).

Unboxing PC Gamer montado pela Pichau Informática

Chegou sem plástico bolha e sem frágil na caixa, mas veio com bastante papelão para proteger o gabinete. A Pichau felizmente não se esqueceu de enviar todas as caixas, apesar de algumas estarem bem amassadas. E não é frescura não, isso é muito importante. Dentro delas vieram drivers e componentes (como o adaptador da placa de vídeo). Além disso, elas servem como garantia.

De brinde, enviaram um mouse e um teclado da MaxPrint. Tudo bem que é de brinde, mas eles são horríveis. O mouse não funciona as vezes (tem que apertar muito forte) e o teclado não tem a tecnologia anti-ghosting, que serve para usar várias teclas do teclado ao mesmo tempo (ruim para quem joga, principalmente FPS).

Além disso, recebi aquela declaração de qualidade que mostra a pontuação do computador (em testes de benchmarking) e garantia de envio do PC em perfeito estado, com todas as peças sem danos.

Mandaram bem na montagem e organização

Uma das partes mais importantes da montagem é a organização. Em relação a isso eles mandaram muito bem, sem aparecer praticamente cabo algum, veja:

Vale a pena comprar PC Gamer na Pichau?

A Pichau me atraiu pelos seus preços e pela localização próxima a minha. Comprei sem problemas, o suporte via chat me ajudou sempre (apesar de demorar uns 10~20 minutos para atender) e cumpriram sempre com as datas. Sim, o envio foi um pouco demorado, mas ao menos o computador chegou muito bem montado.

Casos são casos. Encontrei muitas pessoas falando mal da empresa, dizendo que existe falta de logística, consideração, etc. Podem ocorrer erros, isso é impossível evitar, porém acredito que na maioria das vendas a loja se saia bem.

Na página da loja no Reclame Aqui, praticamente todos os casos são de demora no envio, mas no final das contas quase tudo se resolve. Eu aprovo a Pichau, acredito que existam mais pontos fortes do que fracos.

Descubra como foi a minha segunda aquisição na loja: comprando peças avulsas; uma placa de vídeo e uma fonte.

Jean Lucas
Formado em marketing, narrador do FIFA, viciado em misto quente com ketchup e em criar conteúdo para internet.

Mais conteúdo

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui