Sites para hospedagem e gerenciamento de arquivos podem ser usados para compartilhar arquivos para download ou simplesmente armazenar arquivos pessoais com segurança.

Seja qual for sua necessidade, reuni nesse post os serviços mais populares e confiáveis. Você pode usá-los de forma grátis ou adquirir uma conta premium para algo mais profissional. Mas não se preocupe que esse post não é patrocinado. Essas são dicas baseadas na minha própria experiência.

Melhores sites para hospedar arquivos

Essas são os meus favoritos pois atendem minhas necessidades e tive ótimas experiências. Mas a lista é longa e trouxe diversas opções para você testar.

MediaFire

O MediaFire é sinônimo de qualidade quando o assunto é hospedagem e download arquivos. É uma das ferramentas mais populares há anos. Muita gente usa apenas para compartilha arquivos e não hospedar itens pessoais, apesar de seu gerenciador ser incrível, fazendo você não ter desculpas para ser organizado.

O upload rápido e para baixar não tem aquele tempo de espera. A versão grátis possui 10 GB de armazenamento.

Mega

Esse é o novo (hoje já não tão novo) Megaupload, que foi derrubado pelo governo em 2012 por conter muito conteúdo ilegal. Problemas de uma época onde as leis na internet ainda estavam engatinhando. Mas o novo Mega sempre esteve dentro da lei, então não se preocupe.

Ele é um gerenciamento de arquivos muito completo, tanto que utilizo para hospedar os arquivos aqui do MeuConteúdo. Um dos grandes diferenciais dele são seus 50 GB de armazenamento no plano grátis.

4shared

O 4Shared é muito conhecido pelo seu acervo gigantesco de músicas. Antes do streaming tomar conta do mercado, o site era o primeiro lugar onde as pessoas iam buscar pelos seus artistas favoritos. De qualquer forma ele ainda é um dos principais serviços da área.

O grande destaque é justamente o sistema de buscas, semelhante ao Google, onde você pode encontrar filmes, jogos, músicas, apps e muito mais para download grátis.

Google Drive

Apesar da sua principal função ser armazenar arquivos pessoais e profissionais, é possível criar links para esses arquivos e assim compartilha-los. Também permite ao usuário criar pastas compartilhadas e editar arquivos simultaneamente com outras pessoas.

A segurança é um grande diferencial quando falamos do Google. E além dos 15 GB grátis, você pode contratar o Google One que oferece 100 GB por apenas R$ 6,99 (em 2021). É muito espaço por um preço baixinho, né?

Dropbox

O Dropbox é um concorrente de peso para os já listados aqui e talvez um dos mais badalados. Segue o mesmo nível de qualidade dos demais porém, pra mim, seu grande diferencial são as integrações com diversas ferramentas de produtividade.

Ele é muito completo e ótimo para trabalhar em equipe, mas você também pode usufruí-lo em sua versão gratuita com 2 GB de armazenamento.

Sites para hospedagem de arquivos temporários

As próximas ferramentas são para você hospedar arquivos que serão excluídos automaticamente no futuro. Servem para não gastar do seu armazenamento principal ou enviar um material que não será necessário futuramente.

SendSpace

O SendSpace permite você enviar arquivos de no máximo 300 MB, mas não há limite no total. Ou seja, você pode enviar quantos arquivos quiser de no máximo 300 MB cada. 

Esses arquivos são excluídos em 30 dias e você nem precisa ter uma conta para hospeda-los. Você pode optar por uma conta premium para que seus arquivos não sejam excluídos com o tempo. Mas sinceramente, se for para gastar dinheiro com armazenamento, recomendo algum dos sites já citados acima.

WeTransfer

Não há serviço pra bater o WeTransfer quando falamos de hospedar arquivos temporariamente. Ele é ótimo para essa dinâmica. Os arquivos ficam disponíveis durante 7 dias e depois são excluídos. Para fazer upload não é necessário ter uma conta, basta inserir seu e-mail.

Sua versão premium dá a opção de não excluir os arquivos ou determinar diferentes (e maiores) períodos para a exclusão.

Lista bônus

Mesmo com tantos gerenciadores incríveis, ainda sobrou um espaço para uma lista bônus. Também são serviços de qualidade e vale a pena testa-los.

E aí, tem alguma sugestão para nossa lista? Deixe nos comentários serviços bons como os citados.